quarta-feira, 20 de julho de 2016

O EP, o single e o LP

Olá, pessoal! Tudo bem por aí?

Então, já era hora (há muito tempo!) e estou gravando meu EP em estúdio, ainda sem nome. Tem sido muito bacana (e um parto!) preparar esse material, que vejo como um passo adiante em relação ao trabalho feito até o momento, grande parte feito em casa.

Mas afinal, o que é um EP? É o que quase ninguém pergunta, mas muita gente gostaria de saber.

EP é um conjunto de canções usadas pra mostrar o trabalho de um músico. É mais longo que um single, mas mais curto que um álbum.
Geralmente tem de 4 a 6 faixas. O meu, por exemplo, terá 6, duas das quais já foram gravadas há mais tempo.

E essa bendita sigla, o que significa? Bem, o negócio é o seguinte: o single, como o próprio nome diz, consiste de uma única música ou um único disco, com uma música de cada lado; o EP é o Extended Play, por ter mais músicas que o single; e o LP é o Long Play que na época do disco bolachão tinha geralmente dez ou doze músicas.

Nesta página, vocês podem ver uma lista com os 100 melhores Eps de todos os tempos, alguns deles, de bandas já consolidadas na época do lançamento, serviam como aperitivo antes do lançamento do álbum propriamente dito.

E quanto ao meu EP? Bom, espero que fique pronto logo!



Outras informações sobre EP, LP e indústria da música: http://www.musicindustryhowto.com/what-does-ep-stand-for-in-music-definition-more-revealed/